Como se transmite o coronavirus Covid-19?
Tanto quanto se sabe, o vírus responsável pela doença COVID-19 transmite-se de duas formas;
A primeira, de pessoa-a-pessoa por contacto direto ou próximo com pessoas infetadas pelo SARS-CoV-2 (transmissão direta).
A 2ª pelo contacto com objetos e/ou superfícies contaminados (transmissão indireta).
A transmissão por contacto direto ocorre quando gotículas exaladas através do nariz e/ou boca de uma pessoa infetada, ao respirarem ou quando tossem ou espirram, atingem diretamente a boca, nariz ou olhos de outras pessoas que estejam próximas.
Essas mesmas gotículas provenientes da respiração, podem depositar-se em objetos ou superfícies que rodeiam a pessoa infetada. Quando outras pessoas tocam com as mãos nessas superfícies ou objetos e depois inadvertidamente tocam na boca, nariz ou olhos, podem contrair a doença.

Qual é o período de incubação do coronavirus Covid 19?
Atualmente e de acordo com a OMS, estima-se que o tempo decorrido desde a exposição ao vírus até ao aparecimento de sintomas – período de incubação da doença- seja de 1 e 14 dias. Contudo a maior parte das pessoas contaminadas desenvolve sintomas entre o 5º e 7º dia.
Antes do aparecimento de sintomas, a pessoa pode transmitir o vírus?
Cerca de um a dois dias antes o aparecimento dos sintomas de infeção pelo coronavirus Covid 19, a pessoa pode transmitir o vírus. A OMS refere contudo que esse período de um a dois dias em que a pessoa já tem a doença embora esteja assintomática ou os sintomas sejam leves e mesmo inespecíficos é a altura em que atinge o pico de contagiosidade.
Estima-se que o período infecioso dure entre 7 e 12 dias para casos moderados e até pelo menos duas semanas, em média, em casos graves. Contudo, a recuperação dos pacientes, dada a natureza do ataque que faz a quase todos os orgãos, pode levar meses.
Deixe o seu comentário