Saiba como minimizar o contágio da COVID-19 com hábitos diários de higiene e segurança.
Usar sempre máscara quando sai de casa. Seja no elevador do prédio, na rua, nas lojas ou no carro com outras pessoas.
Manter uma distancia mínima de cerca de 2 metros para as pessoas próximas, garantimos que grande parte das gotículas expelidas por alguém potencialmente contaminado pela Covid-19, não nos atingem. As gotículas por ação da força da gravidade têm tendência a descer e como tal não atingem o nosso nariz, boca ou olhos. É esta também a razão por detrás do uso da mascara. Ela vai bloquear a projeção das gotículas.
Abster-se de tocar em qualquer objeto ou superfície potencialmente contaminada. Esta situação é deveras difícil de concretizar, pois quer por hábito, quer por necessidade, as nossas mãos passam o dia a tocar em mesas, cadeiras, interruptores, puxadores de portas, etc, etc. Acresce que este coronavirus Covid-19, tem boa capacidade de se manter ativo em superfícies como vidro, plástico ou metal.
A única maneira de levar uma vida “normal” é garantindo que os objetos e superfícies que nos rodeiam, quer no nosso local de trabalho, quer nas zonas comuns de lojas e dos nossos prédios são convenientemente e frequentemente desinfetados, de preferência com produtos certificados, que possam manter as suas características desinfetantes bastante tempo depois de serem aplicados. A resiliência de um desinfetante é de particular importância, pois ao garantir que mantém as suas propriedades antivirais, garante que mesmo algum tempo depois de ser aplicado vai eliminar os vírus que se venham a depositar nas superfícies tratadas.
Lavar frequentemente as mãos com água e sabão e sempre que chegamos a casa. O sabão destrói o coronavirus Covid-19, por isso é tão importante este detalhe de higiene.
Desinfetar as mãos com uma solução com pelo menos 70% de álcool, quando entramos e saímos de uma loja. Sabemos que “vemos” com as mãos! Qualquer um que entre numa loja, toca, apalpa, mexe, para ver se o pão é fresco, se a fruta está madura, se o algodão é macio. Somos inconscientemente veículos de propagação. Ao desinfetar as mãos reduzimos as hipóteses de ser contagiados e de contagiar.
Agora que já sabe como minimizar o contágio da COVID-19 não se esqueça de cumprir estas regras todos os dias!